Apresentacão
Estão abertas até o dia 4 de novembro as inscrições para o I Seminário Tribunal do Júri da Defensoria Pública do Tocantins, a se realizar no dia 8 de novembro, das 8 às 11h45 e das 14 às 15h45 no Auditório da sede da Instituição em Palmas e é voltado para Defensores Públicos, servidores, estagiários, acadêmicos e demais operadores do direito. Para participar acessar o endereço eletrônico www.defensoria.to.gov.br , clicar no web banner do evento localizado à direita do site e fazer a inscrição.
O I Seminário do Tribunal do Júri tem como tema geral o debate acerca do procedimento do Tribunal do Júri, promovendo discussões sobre a dinâmica de funcionamento, destacando as atuações do juiz presidente, da acusação, do acusado e principalmente da defesa, sem esquecer a atuação dos juízes populares, os jurados.
Foram convidados para o Seminário três grandes especialistas da área. O advogado Aury Lopes Júnior abordará o tema Tribunal do Júri e os 25 anos da Constituição Federal; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Paulo Rangel, falará sobre o Tribunal do Júri e os aspectos relevantes do julgamento em plenário; e o advogado Adel El Tasse apresentará a palestra Tribunal do Júri: A crise do Princípio da Plenitude de Defesa e os aspectos essenciais da oratória em plenário.
Capacitação para Membros
No dia 7 de novembro, será realizado um Curso de Capacitação em Tribunal do Júri voltado para os Defensores Públicos que atuam na área criminal, uma oportunidade para integração, troca de conhecimento, bem como o compartilhamento de soluções promovendo a difusão e o diálogo de temas polêmicos e casos práticos relacionados com o Tribunal do Júri.
Na tarde do dia 8 de novembro, ainda fazendo parte da capacitação será realizado um Júri Simulado. As duas atividades serão ministradas por Romualdo Sanches Calvo filho, advogado criminalista atuante no 2º Tribunal do Júri de São Paulo.